PASSEIOS

ALCÂNTARA PATRIMÔNIO NACIONAL + PRAIA DA ITATINGA

                     PRAIA DA ITATINGA - ALCÂNTARA - MA

Antiga cidade colônial, banhada pela Baía de São Marcos e o Oceano Atlântico, o município de Alcântara, e sua região entrecortada por ilhas, praias, manguezais e comunidades quilombolas guarda em si um tesouro cultural, arquitetônico e histórico.
Considerada Patrimônio Nacional, Alcântara, não representa somente através de suas ruínas um museu a céu aberto, mas também um legado de nossas raízes culturais, mais profundas com suas manifestações populares como o Tambor de Crioula e a Festa do Divino Espírito Santo.


DESCRITIVO:

Saída às 7h de São Luís em lancha ou catamarã. Duração aproximada da viagem de 1:15h. Chegada em Alcântara e traslado até a praia da Baronesa, em seguida travessia do Igarapé do Puca em canoa regional para conhecer a Praia da Itatinga, considerada uma das mais belas praias da cidade. Com as recentes mudanças naturais naquele ecossistema, sobretudo com o crescimento de uma grande área de manguezal, a praia ganhou ainda mais destaque. Após, retorno para almoço e visita ao Centro Histórico da cidade, considerado Patrimônio Nacional desde 1948, caracterizando – se também como um dos mais notáveis conjuntos arquitetônicos do Brasil.
15h retorno à São Luís.

INCLUI: TRASLADO SÃO LUÍS + BILHETES DE EMBARCAÇÃO + CITY TOUR HISTÓRICO + GUIA DE TURISMO + PASSEIO  PRAIA DA ITATINGA + TRASLADOS LOCAIS.
NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS, GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.

 OBS 1: De acordo com o movimento das marés o local e o horário de saída e chegada podem ser alterados.

OBS 2: No Maranhão as variações de maré podem chegar até 7 m de amplitude




SÃO LUÍS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE



São Luis é uma importante cidade histórica do nordeste do país, possuidora de um conjunto arquitetônico colonial e artístico inigualável, constituiu-se como o maior da América do Sul. No século XIX, a capital maranhense foi detentora de um capital cultural significativo que permanece até os dias atuais em suas muitas manifestações da cultura popular.
A ilha também se destaca por sua natureza diversa e por uma característica específica: o ritmo do reggae, música jamaicana dançado na " ilha do amor" a dois.

CITY TOUR:
DESCRITIVO:

Saída às 9h (manhã) /15h (tarde) do hotel para passeio com duração de 3h pelo Centro Histórico de São Luís, importante acervo arquitetônico da América Latina, destaque para os azulejos portugueses, serão percorridos espaços como: Igrejas, ruas, escadarias, praças, fontes, etc. Essa parte do passeio é feita a pé, em virtude da não circulação de veículos no perímetro histórico. Após essa visitação, saída para passeio panorâmico em carro climatizado pela parte nova de São Luís, onde estão localizadas as praias, restaurantes, shoppings, Lagoa da Jansen. Retorno, por volta de 12h (manhã) / 18h (tarde)para o hotel ou local sugerido.

INCLUI: GUIA DE TURISMO BILÍNGUE OU LUSÓFONO + VISITA AO CENTRO HISTÓRICO + VISITAS ÀS PRAIAS (PANORAMICO) + CARRO CLIMATIZADO.  

NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS; GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.




LENÇOIS MARANHENSES
                Lençóis Maranhenses - MA


O Parque dos Lençóis Maranhenses está situado no litoral leste do estado, na Bacia de Barreirinhas. Configura-se por ser uma área desértica com dunas e lagoas de água doce e cristalina formadas no período de chuva. Na região que engloba o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, encontra-se uma diversidade de comunidades tradicionais, responsáveis pela permanência de costumes ancestrais como o artesanato da fibra do buriti, palmeira típica da região. As principais alternativas de acesso terrestre aos municípios que se encontram na área de influência do Parque dos Lençóis, considerando como ponto de partida a cidade de São Luis, são as seguintes: Santo Amaro e Barreirinhas.


2 DIAS 1 NOITE 

DESCRITIVO:

1° DIA: SÃO LUÍS - BARREIRINHAS - PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS

Saída às 7h em micro ônibus regular climatizado. Duração aproximada da viagem de 4 horas, 260 km (asfalto), com parada de apoio. Chegada em Barreirinhas, check in pousada. Às 14h00min saída para Passeio “Parque Nacional dos Lencóis Maranhenses” em Toyota 4x4, retorno após o por-do-sol.

Noite livre.

2° DIA: BARREIRINHAS - RIO PREGUIÇAS - SÃO LUÍS

Saída as 08h15min (recepção pousada) para o Passeio “Rio Preguiças” em lancha voadeira, visita às comunidades de: Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, com grande presença de macacos-prego; Mandacaru, onde ocorrerá a visitação do Farol Preguiças, com 35 m de altura, e de onde se tem uma visão privilegiada dos Grandes Lençóis, foz do Rio Preguiças e Pequenos Lençóis e por fim, Caburé, lugar pitoresco que fica na península entre o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, lugar propício para o descanso e um bom banho de mar ou de rio, onde também pode ser feito o almoço. Após, retorno a Barreirinhas.
A parti das 16h retorno Barreirinhas/São Luís: (Recepção Pousada).

INCLUI: TRASLADOS SÃO LUÍS/BARREIRINHAS/SÃO LUÍS + PASSEIO AO PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS EM VEÍCULO 4X4 + PASSEIO RIO PREGUIÇAS (PEQUENOS LENÇOIS) + HOSPEDAGEM + GUIA LUSÓFONO OU BILÍNGUE.

NÃO INCLUI: REFEIÇÕES, BEBIDAS, TAXAS, GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.



LENÇÓIS 3 DIAS E 2 NOITES - ATINS

            Praia de Atins - Lençóis Maranhenses - MA


Atins é considerado uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, fica em local privilegiado entre o oceâno Atlântico, Foz do Rio Preguiças e ao lado do deserto Brasileiro. Portanto, tudo pode ser feito a pé, inclusive o passeio até as dunas, Atins conta ainda com uma imensa extensão de praias virgens. No vilarejo as "Ruas" são de areia, energia elétrica somente dentro das casas, o que torna o passeio uma grande experiência junto à natureza. 


3 DIAS E 2 NOITES

DESCRITIVO:

1° DIA: SÃO LUÍS -BARREIRINHAS - PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS

Saída às 7h em micro ônibus regular climatizado. Duração aproximada da viagem de 4 horas, 260 km (asfalto), com parada de apoio. Chegada em Barreirinhas, check in pousada. Às 14h00min saída para Passeio “Parque Nacional dos Lencóis Maranhenses” em Toyota 4x4, retorno após o por-do-sol.

Noite livre.

2° DIA: BARREIRINHAS - RIO PREGUIÇAS - ATINS

Saída as 08h15min (recepção pousada) para o Passeio “Rio Preguiças” em lancha voadeira, visita às comunidades de: Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, com grande presença de macacos-prego; Mandacaru, onde ocorrerá a visitação do Farol Preguiças, com 35 m de altura, e de onde se tem uma visão privilegiada dos Grandes Lençóis, foz do Rio Preguiças e Pequenos Lençóis e por fim, Caburé, lugar pitoresco que fica na península entre o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, lugar propício para o descanso e um bom banho de mar ou de rio, onde também pode ser feito o almoço. Após, seguiremos para o vilarejo de Atins, considerado uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençois.

Noite livre.

3° DIA: ATINS - BARREIRINHAS - SÃO LUÍS

Manhã livre para aproveitar os encantamentos do lugar, o vilarejo e bem tranquilo, possui praias lindas, e é possível chegar às dunas dos lençois fazendo uma caminhada.
Às 14:00h retorno à Barreirinhas e  por volta das 16:00h embarque em micro onibus climatizado e retorno para São Luís.

INCLUI: TRASLADOS SÃO LUÍS/BARREIRINHAS/SÃO LUÍS + PASSEIO AO PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS EM VEÍCULO 4X4 + PASSEIO RIO PREGUIÇAS (PEQUENOS LENÇOIS) + HOSPEDAGEM EM BARREIRINHAS + HOSPEDAGEM EM ATINS + GUIA LUSÓFONO OU BILÍNGUE.

NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS; GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.

    TREKKING – LENÇÓIS MARANHENSES

              Rio Negro - Lençois Maranhenses - MA

    A Mangue Brasil oferece a você amante do trekking, caminhada, travessias e aventuras inusitadas, uma grande experiência comtemplativa: Travessia do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, venha viver a vida dos nativos em verdadeiros "oásis" no meio do deserto Brasileiro. 


    DESCRITIVO:  

    1° DIA: SÃO LUÍS - RIO PREGUIÇAS - ATINS

    Saída às 5h em micro ônibus regular climatizado. Duração aproximada da viagem de 4 horas, 260 km (asfalto), com parada de apoio. Chegada em Barreirinhas, e saída para o Passeio “Rio Preguiças” em lancha voadeira, visita às comunidades de: Vassouras, onde ficam os Pequenos Lençóis, com grande presença de macacos-prego; Mandacaru, onde ocorrerá a visitação do Farol Preguiças, com 35 m de altura, e de onde se tem uma visão privilegiada dos Grandes Lençóis, foz do Rio Preguiças e Pequenos Lençóis e por fim, Caburé, lugar pitoresco que fica na península entre o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, lugar propício para o descanso e um bom banho de mar ou de rio, onde também pode ser feito o almoço. Após, seguiremos para o vilarejo de Atins, considerado uma das portas de entrada do Parque Nacional dos Lençois.

    Noite em Pousada Atins

    2° DIA: ATINS - BAIXA GRANDE (32 km – 9 HORAS DE CAMINHADA)

    Saída na madrugada (3:00h) em Toyota 4x4 até o Canto do Atins, depois começa a caminhada em direção ao povoado de Baixa Grande um dos Oasis que ficam no meio do Parque Nacional dos Lençois, durante a travessia é possível se refrescar nas lagoas que surgem no percursso, após a caminhada somos recebidos na comunidade pelos simpáticos moradores da região Dona Dete e Sr. Moacir. Tarde livre para descanço.


    Noite em redes na casa dos nativos.




    3° DIA: BAIXA GRANDE – QUEIMADA DOS BRITOS (9 km – 4 HORAS DE CAMINHADA)

    Saída logo cedo para pequena caminhada em direção à Queimada dos Britos, outro Oasis dos Lençois Maranhenses, caminharemos entre dunas e lagoas, até sermos recebidos por Dona Joana e Sr. Raimundo, moradores do lugar. Tarde livre para descanso.

    Noite em redes na casa dos nativos.

    4° DIA: QUEIMADA DOS BRITOS – BETÂNIA (17 km – 5 HORAS DE CAMINHADA)

    Saída bem cedo para caminhada em direção ao povoado Betânia, essa região do Parque Nacional possui um belíssimo ecossistema composto de rios, dunas, restinga e mata nativa, destaque para frutos como: Murici, Cajú, e o delicioso Mirim.
    Os grandes anfitriões da região são o Seu Chico Calixto e Dona Chagas, simpáticos nativos que na casa da família oferecem a famosa galinha caipira para almoço (não incluso), além de passeios de canoa pelo Rio Alegre. Tarde livre para descanço.

    Noite em rede na casa dos nativos.

    5° DIA: BETÂNIA – LAGOA DA GAIVOTA – SANTO AMARO (7 km – 3 HORAS DE CAMINHADA)

    Saída logo cedo para última etapa do trekking, desta vez a caminhada será até a Lagoa da Gaivota, a maior e mais famosa lagoa da região, possibilidade do último refresco. Após o momento de lazer, pegaremos um veículo 4x4 e seguiremos até Santo Amaro do Maranhão. O município é uma das cidades que compõe o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, possui aproximadamente dez mil habitantes e é banhado pelo Rio Alegre, tem como característica marcante à hospitalidade de seus moradores, sendo considerada uma das mais aprazíveis da região.

    Noite em pousada.

    6° DIA: SANTO AMARO – SÃO LUÍS

    Manhã livre para descanso.
    Às 14:00h saída em veículo 4x4 até o povoado Sangue, trajeto de 2 horas em estrada de terra ( Off Road), Após, embarque em micro onibus climatizado até São Luís, trecho em estrada de asfalto (3h).
    Às 21:30h previsão de chegada em São Luís.

    INCLUI: TRASLADO SÃO LUÍS/BARREIRINHAS (MICRO ONIBUS CLIMATIZADO) + PASSEIO RIO PREGUIÇAS (PEQUENOS LENÇOIS) + HOSPEDAGEM POUSADA ATINS + 3 NOITES EM REDÁRIO (BAIXA GRANDE, QUEIMADA DOS BRITOS E BETÂNIA) + HOSPEDAGEM POUSADA SANTO AMARO + TRASLADOS LOCAIS + TRASLADO SANTO AMARO/SANGUE (4X4 OFF ROAD) + TRASLADO SANGUE/SÃO LUÍS (MICRO ONIBUS CLIMATIZADO) + GUIA BILÍNGUE OU LUSÓFONO + GUIA LOCAL

    NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS; GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.
                                         

      
    Informações Adicionais :
     
    Pernoites em Baixa Grande, Queimada dos Britos e Betânia são feitas em redes (Redário).

    Baixa Grande, Queimada dos Britos, e Betânia são comunidades (Óasis) que ficam no meio do Parque Nacional.
    Nesses locais também são feitas as refeições, o prato principal e a galinha caipira (não inclusas).
    Todas as tardes são livres para descanço.


    LENÇOIS 3 DIAS E 2 NOITES – SANTO AMARO

    Rio Alegre - Santo Amaro - MA















      



    O Municipio de Santo Amaro fica a 230 km da capital São Luís do Maranhão, possui aproximadamente dez mil habitantes é banhado pelo Rio Alegre. Os meses de maio a setembro configuram - se como a melhor época para aproveitar as lagoas que estão cheias em decorrência do período chuvoso que acontece no primeiro semestre. Santo Amaro é uma das cidades que compõe o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, tem como característica marcante a hospitalidade de seus moradores sendo considerada uma das mais aprazíveis da região.
    A natureza é exuberante e marcante nos seus contrastes entre o verde da mata nativa, o azul do céu, os tons avermelhados do Rio Alegre e o branco cristalino das dunas. Vir a Santo Amaro e descobrir o verdadeiro significado da palavra paraíso.

    DESCRITIVO:

    1° DIA: SÃO LUÍS - SANTO AMARO - LAGOA DA GAIVOTA.

    Saída as 05h00min em micro onibus regular climatizado, duração aproximada da viagem até o povoado Sangue é de 3 horas (asfalto), neste local haverá troca de veículos, a partir deste momento a viagem será realizada em Toyota 4x4 em estrada de terra (Off Road), duração aproximada até Santo Amaro é de 2 horas, após a chegada, chek in na pousada escolhida, e almoço (não incluso).
    Às 15h00min saída para conhecer a Lagoa da Gaivota, e sua região, retorno após o pôr-do-sol.

    Noite livre.

    2° DIA: SANTO AMARO - ESPIGÃO - BETÂNIA.

    Saída as 08h30min para o passeio na localidade Espigão e povoado Betânia em veículo 4x4, essa região do Parque Nacional possui um belíssimo ecossistema composto de rios, dunas, restinga e mata nativa, destaque para frutos como: Murici, Cajú, e o delicioso Mirim.
    Os grandes anfitriões da região são o Seu Chico Calixto e Dona Chagas, simpáticos nativos que na casa da família oferecem a famosa galinha caipira para almoço (não incluso), além de passeios de canoa pelo Rio Alegre e redário para descanço.
    Por volta das 17 horas retorno para Santo Amaro.

    Noite livre

    3° DIA: LAGOA DO REFLEXO - POVOADO SANGUE - SÃO LUÍS

    Saída as 08h00min horas para o passeio até a Lagoa do Reflexo, o trajeto até a lagoa é feito em barco regional sobre o lago de Santo Amaro, durante o percurso e possível apreciar o cooperativismo e o parasitismo entre as espécies, após, pequena caminhada de 15 minutos até a lagoa que segundo os nativos é a mais bela da região.
    Por volta das 12h00min retorno para check out na pousada e almoço (não incluso).
    Retorno as 15h00min para o povoado Sangue em veículo 4x4, às 17h50min embarque em ônibus climatizado regular até São Luís.

    INCLUI: TRASLADO SÃO LUÍS/SANTO AMARO/SÃO LUÍS + HOSPEDAGEM (2 NOITES) + PASSEIO LAGOA DA GAIVOTA + PASSEIO LAGOA DO ESPIGÃO E BETÂNIA + PASSEIO LAGOA DO REFLEXO + GUIA BILÍNGUE/LUSOFÓNO + TARSLADOS LOCAIS.

    NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS; GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.



    ALCÂNTARA PATRIMÔNIO NACIONAL (2 DIAS)
    Antiga cidade colonial, banhada pela Baía de São Marcos e o Oceano Atlântico, o município de Alcântara, e sua região entrecortada por ilhas, praias, manguezais e comunidades quilombolas guarda em si um tesouro cultural, arquitetônico e histórico.
    Considerada Patrimônio Nacional, Alcântara, não representa somente através de suas ruínas um museu a céu aberto, mas também um legado de nossas raízes culturais, mais profundas com suas manifestações populares como o Tambor de Crioula e a Festa do Divino Espírito Santo.

     DESCRITIVO:


    1° DIA: SÃO LUÍS – ALCÂNTARA – REVOADA DOS GUARÁS

    Saída às 7:00h de São Luís em lancha ou catamarã. Duração aproximada da viagem de 1h15min. Chegada em Alcântara para city tour histórico acompanhado de guia de turismo com visitas as igrejas, museus, ruas, becos e suas seculares ruínas tombadas como patrimônio nacional. Após a visita ao Centro Histórico, parada para almoço em local sugerido. Por volta das 15h saída para o passeio revoada dos Guarás (Passáro de cor vermelha e que é considerado símbolo do local). Esse passeio é feito em embarcação tradicional e é possível apreciar os manguezais da região, bem como uma parada na Ilha do Livramento, com possíbilidade de banho, depois dessa parada seguimos para o dormitório dos Guarás para observamos a mais bela revoada de pássaros da região. Retorno à Pousada após o pôr-do-sol.

    Noite livre.

    2° DIA: ALCÂNTARA – SÃO LUÍS

    Manhã livre a fim de aproveitar as praias da região, destaque para ITATINGA, ou descansar.
    Às 15h retorno para São Luís.

    INCLUI: TRASLADO SÃO LUÍS + BILHETES DE EMBARCAÇÃO + CITY TOUR HISTÓRICO + GUIA DE TURISMO BILÍNGUE OU LUSÓFONO + PASSEIO REVOADA DOS GUARÁS + HOSPEDAGEM + TRASLADOS LOCAIS

    NÃO INCLUI: REFEIÇÕES; BEBIDAS; TAXAS; GORJETAS; DESPESAS PESSOAIS; QUALQUER OUTRO ÍTEM NÃO MENCIONADO COMO INCLUSO.